O Perfil do Vendedor para o Varejo


Foi-se o tempo em que o preço mais baixo era garantia de sucesso de vendas. Com o passar dos anos, o perfil dos clientes mudou e hoje eles exigem mais que boas ofertas na hora da compra. Agora, qualidade do produto, preço, e principalmente qualidade de atendimento são avaliados ao mesmo tempo e a empresa que consegue unir as três coisas ganha um diferencial no mercado.

 Atenta a essa mudança no mercado, empresas têm investido cada vez mais na qualificação de seus profissionais, principalmente daqueles que lidam diretamente com o público. A prestação de serviços oferecida no ponto de venda é que contribuiu na fidelidade dos clientes e na conquista pela preferência. São os vendedores, caixas, estoquistas, recepcionistas, dentre outros profissionais que atuam diretamente no contato com o cliente que promovem a experiência de compra memorável para o consumidor.

 Mas para que estabelecimentos varejistas promovam experiências positivas são necessárias ações que vão desde recrutar e selecionar profissionais que tenham o perfil adequado para trabalhar com vendas, bem como elaborar ações de merchandising e comunicação de produtos e preços que sejam diferenciadas e assertivas.

O perfil do profissional de vendas geralmente pede requisitos como: fluência verbal, postura, disponibilidade para trabalhar no horário exigido pelo comércio, vontade para crescer e atingir metas além de conhecer, com detalhes, o produto que será vendido. Transmitir com segurança informações ao cliente sobre as características do produto e seus principais benefícios é essencial para o bom desempenho do profissional, principalmente quando se soma a essa característica a gentileza e a importância do atendimento individual.

Quando não há a atenção necessária, o cliente pode ficar insatisfeito e a marca comprometida. Hoje, em um mercado competitivo, o consumidor passa cada vez mais a exercer o seu papel de escolha e a empresa preocupada com a concorrência passa a buscar uma vantagem competitiva. Uma das vantagens pode ser manter uma equipe alinhada aos objetivos empresariais, conhecedora do produto oferecido e apta a manter relações duradouras com os clientes.

Carine Cardoso
Comunicação com o Mercado
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